sábado, 23 de abril de 2011

Programa Pânico incentiva o Bullying!

Pode parecer uma afirmação exagerada, pois para existir o Bullying é necessário uma serie de comportamentos que combinam intimidação e humilhação para atormentar outras pessoas, porém, a humilhação imposta pelo programa é inegável, principalmente entre seus próprios companheiros de equipe.
Recentemente pra quem acompanha, sabe do que o Bolinha junto com a equipe fez com a panicat Bolina, desde que a mesma decidiu casar. Aprontaram durante umas três semanas com ela. Então ela decidiu com a autorização do diretor programa (Alan) para fazer uma pegadinha na qual Bolinha cairia de uma van dentro de uma piscina batizada com xixi, mas a brincadeira de mau gosto deu errado, acabou em uma fratura terrível em seu ombro.
Esse acontecimento mostra que o Bullying não está só dentro das escolas, mas em qualquer ambiente que exista relacionamento pessoais. O mais importante é que este fato não teria tanta repercussão se tais comportamentos inadequados não fossem mostrados em um programa de auditório criado para adolescentes. E de como isso pode ser interpretado por esses jovens, que muitas vezes encontram dificuldades em definir sua própria personalidade.
Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou subjuga. Vemos também que existe uma deficiência em habilidades sociais, carregada de forte preconceito e egocentrismo.
Outros pesquisadores também identificam a falta de tolerância com alta rapidez de enraivecer e usar a força, agindo de forma a encarar as ações de outros com hostis. Portanto, vemos grande quantidade de mensagens no programa que parcialmente definem o Bullying, como por exemplo:
• Insultar a pessoa
• Depreciar e humilhar a pessoa
• Fazer com que a pessoa faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens
• Colocar a pessoa em situação problemática sem qualquer motivo
• Usar expressões ameaçadoras
• Usar de sarcasmo para denegrir alguma deficiência da pessoa
• Fazer com que a pessoa passe por constrangimento na frente de varias pessoas.
Esta última é sem dúvida a mais usada pelo programa, sempre colocando o Bola e as Panicats em situações de extrema exposição e humilhação. Essa banalização é freqüentemente aceita e tais comportamentos encorajados, que só reforça o que é errado e mostra de forma deformada de como se divertir.
O pior disso tudo é que isso acontece por fama e dinheiro. É a velha história daquela afirmação: “pagando bem, que mal tem!” Essa frase me faz lembrar da 3° lei de Newton – Ação e Reação, portanto, espero que as conseqüências destas ações não sejam tão ruins quantos alguns colegas Psicólogos profetizam.

2 comentários:

  1. Olá Luiz Fernando, eu não assisto pânico e nem conhecia esse programa pq na minha casa não sintoniza a redetv, mas de tanto postarem no facebook a foto de uma mulher careca fui pesquisar e encontrei vídeos na internet e realmente é Bulliyng escancarado, fico pensando nas crianças e adolescentes que vêem este programa e ficam com a visão de que isso é normal. Parece que há uma onda na tv de colocar pessoas em situações extremas ou constrangedoras como nos reality shows: BBB, Amazonia, no limite etc, para divertimento do telespectador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana
      Agradeço seu comentário sobre esta postagem! É importante entender que tais situações destes programas são inaceitáveis quando expõem pessoas a situações de extrema exposição e humilhação.
      Atenciosamente
      Luiz

      Excluir