sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Estratégia de estudo para Atenção, Concentração e Memória


  • Das dificuldades que os alunos enfrentam, a falta de atenção e concentração nas aulas e no estudo é uma das mais frequentes. Tais dificuldades podem-se dever à falta de objetivos específicos para cada sessão de estudo, a uma atitude de passividade nas aulas e também à pouca preocupação com o ambiente de estudo. Podem também estar presentes uma série de factores distratores como: ansiedade proveniente de várias preocupações; pensamentos divergentes; acontecimentos inesperados, etc. Outros factores externos podem ser por exemplo o ruído, a luminosidade, as condições do espaço de estudo ou da faculdade, o calendário de exames, doença, entre outros. Para ultrapassar estas dificuldades, é necessário identificar os factores distratores em cada caso, refletindo sobre o local de estudo e aquilo que se costuma fazer quando se estuda. Embora cada indivíduo tenha o seu próprio método de estudo, há condições consideradas necessárias para um local de estudo adequado: 
  •  Ter um local destinado exclusivamente ao estudos e tarefas escolares; 
  •  Ter um local confortável com boa iluminação; 
  •  Ter o material necessário nesse local antes de começar a estudar;
  •  Retirar do local de trabalho tudo aquilo identificado como distrator;
  •  Evitar ser interrompido.
 A falta de atenção também ocorre durante as aulas devido ao barulho da sala, a conversa com os colegas, o desinteresse pelo tema ou simplesmente por estar a pensar noutras coisas. Pode-se ultrapassar dando atenção ao discurso e tirando apontamentos.
  •  Ir as aulas tem vantagens: 
  •  Aprende-se algumas matérias que facilitam o estudo posterior; 
  •  Aprende-se a organizar o estudo com os pontos a que o professor dá mais importância; 
  •  Tiram-se apontamentos próprios ; 
  •  Tiram-se dúvidas com o professor; 
  •  Convive-se com os colegas. 
  • Estar atento e concentrado são condições básicas para a memorização, que por sua vez é essencial para o estudo. Para tal, é necessário que haja um envolvimento naquilo que está a ser estudado, compreender o que se estuda, descobrindo um sentido para o tema e relacionando com aquilo que já se sabe. Pode-se desenvolver a memorização através de algumas ações que facilitam a recordação:
  • Planear antecipadamente o estudo; 
  •  Sublinhar, tirar apontamentos e fazer revisões; 
  •  Tomar atenção ao índice, títulos, subtítulos, fórmulas e palavras-chave; 
  •  Elaborar esquemas ou diagramas; Ler em voz alta; 
  •  Explicar o que aprendeu a outra pessoa. 
 Estudar em grupo, para tal deve-se: 
  •  ter um número de membros não excessivo; 
  •  traçar um plano de objetivos concretos; 
  •  não confundir a reunião de trabalho com uma de carácter lúdico; 
  •  fazer intervalos.
  •  Recorrer a mnemônicas quando não é possível estabelecer uma ligação lógica entre os elementos.
  •  Uma mnemônica consiste em formar uma palavra, frase ou história com as primeiras letras de cada palavra-chave (e.g.: o método P.L.E.M.A é por si uma mnemônica; vejamos: Pré-leitura; Leitura; Esquematização; Memorização; Auto-avaliação). Algumas destas sugestões podem-se resumir num método de estudo conhecido como P.L.E.M.A., uma série de técnicas de estudo que facilitam a assimilação dos conteúdos com maior rendimento e menor fadiga. 
 Este método é composto pelas seguintes etapas: 
  •  1.) Pré-leitura: Leitura rápida, pouco profunda e global para perceber o assunto e as partes do texto. Para isso, deve-se atender ao primeiro parágrafo, sumários, conclusões, títulos e subtítulos, itálicos, sublinhados e palavras-chave. 
  •  2.) Leitura Leitura detalhada e atenta do texto, sublinhando as ideias principais. 
  •  3.) Esquematização Realização de um esquema ou resumo da matéria, a utilizar aquando da revisão final dos conteúdos a avaliar. 
  •  4.) Memorização Divisão do esquema ou resumo pelos tópicos ou ideias principais de forma a facilitar a retenção dos conteúdos. É aconselhável, aquando da eventual memorização, fazer pequenos intervalos para descanso. Nesta fase é frequente recorrer-se a mnemônicas.
  •  5.) Auto-Avaliação Escrever ou dizer em voz alta, por palavras próprias as ideias principais retidas do esquema ou resumo. O objectivo desta fase é avaliar aquilo que no momento se sabe. 
fonte:https://www.uc.pt/fctuc/ceip/metodos_estudo/atencao UNIVERSIDADE DE COIMBRA © 2018 Ligue e marque uma consulta: 013-991417298

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