domingo, 29 de março de 2020

Eficácia da Auriculoterapia na Redução de Ansiedade



A ansiedade é uma experiência universal humana e é definida como um sentimento apreensão, tensão e inquietação. De maneira geral, a ansiedade é tida como uma resposta fisiológica natural, mas pode estar relacionada a certos acontecimentos específicos da vida.

A auriculoterapia, ou acupuntura auricular, faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas baseadas nos preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica que, atualmente, é uma das práticas orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, nos aspetos preventivos e curativos de muitas enfermidades, isso torna-a uma terapia a considerar como co-adjuvante de outras terapias para aliviar este estado.

A auriculoterapia tem várias formas e materiais de aplicação, inclui agulhas sistêmicas, agulhas intradérmicas, esferas e sementes, sendo estes dois últimos os tipos de tratamento mais utilizados em pessoas com aversão a agulhas, em crianças e idosos.Legenda: pontos auriculares

A auriculoterapia, que é uma forma de tratamento por meio do estímulo de pontos na orelha e atua por reflexos em pontos determinados.

A orelha e a auriculoterapia são mencionadas no mais antigo livro de medicina chinesa, o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, publicado há 2000 anos. O pavilhão auricular está relacionado com todas as partes do corpo humano e todos os meridianos convergem para a orelha.

O ponto Shenmen, localizado na fossa triangular do pavilhão auricular, é comumente utilizado como ponto analgésico, sedante e anti-inflamatório, sendo um dos mais utilizados nestes casos. De acordo com o diagnóstico inicial que é feito ao paciente, são escolhidos os pontos a utilizar que são combinados com acupuntura sistêmica. Pontos reflexos como o Rim, occipital, coração e estômago são também utilizados para redução da ansiedade entre outros.

Em geral, o curso de um tratamento com auriculoterapia é de 10 sessões, que podem ser realizadas semanalmente (agulhas intradérmicas, sementes ou esferas), assim como diariamente ou em dias alternados quando usada a agulha filiforme (sistêmica). Após 10 sessões deve haver um descanso do pavilhão auricular de duas a quatro semanas para recomeçar um novo ciclo de tratamento.
Além de auriculoterapia, o terapeuta também trabalha com outras técnicas de medicina natural como reflexologia podal e massagens terapêuticas, entre elas, o Shiatsu e o Tui Na. Os resultados são mais rápido quando essas terapias são feitas em conjunto com atividade física e uma dieta correta.

Temos então uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos, possibilitando em alguns casos, a diminuição significativa da necessidade de terapêuticas medicamentosas.

Legenda da imagem principal: Exemplos de auriculoterpia com agulhas intradérmicas e com agulhas sistêmicas (filiforme). Ponto Shenmen assinalado na imagem à direita com um circulo vermelho.

Autoria: Júlia Conceição Bonito – Terapeuta de Acupuntura

Nenhum comentário:

Postar um comentário